top of page

Saiba mais sobre nós

O Harmonize é um projeto de inovação que visa desenvolver tecnologias para vigilância de agravos e promoção da saúde em regiões vulneráveis a eventos climáticos extremos.
Apoiado pelo Wellcome Trust, o projeto é conduzido no Brasil pelo Observatório de Clima e Saúde (Fiocruz) junto com o Programa de Computação Científica (Fiocruz) e o Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE). A equipe tem experiência em tecnologias como o Infodengue, uso de drones para mapeamento, desenvolvimento de modelos preditivos de epidemias, ciência de dados, dentre outras. O Harmonize Brasil faz parte de um consórcio internacional e é coordenado pelo grupo de pesquisa em Resiliência em Saúde Global (Global Health Resilience team) do Barcelona Supercomputing Center (BSC), na Espanha.

 

O Brasil ainda não dispõe de uma base de evidências para compreender e prever os impactos  em pequena escala de eventos climáticos extremos e mudanças na paisagem sobre o risco de doenças.  Essa lacuna impede a elaboração de planos de adaptação e combate às mudanças climáticas voltados para comunidades localizadas em áreas vulneráveis. Isso se deve em parte à falta de dados coletados em campo que descrevem as mudanças ambientais em áreas remotas e com poucos recursos, bem como à falta de técnicos de pesquisa e cientistas de dados capacitados.

​

O HARMONIZE reunirá e organizará em uma plataforma digital de baixo custo e reproduzível dados climáticos, ambientais, socioeconômicos e de saúde existentes de várias fontes, bem como coletará dados da paisagem usando tecnologia de drones e sensores climáticos de baixo custo em áreas mais relevantes para a transmissão de doenças.

​

O estudo será realizado em duas áreas que representam biomas distintos brasileiros:

  •  “Semiárido”, se localiza no estado da Paraíba

  • “Baixo Tocantins”, se localiza no Pará

​​

O principal objetivo do projeto HARMONIZE é reunir e organizar dados climáticos, ambientais, socioeconômicos e de saúde de várias fontes existentes, bem como coletar novos dados longitudinais em campo usando tecnologia de drone e sensores climáticos de baixo custo, para calibrar e adaptar para escalas locais produtos de observação da Terra, de análise climática e modelos de transmissão de doenças.

Cameta_2022_Brazil (5).JPG
bottom of page